PROJETO JUVENTUDE PRIVADA

O Projeto Juventude Privada foi criado em julho de 2020 com o principal objetivo de contribuir com o momento do país em meio ao desenvolvimento de uma nova cultura de Privacidade e Proteção de Dados. No momento de criação, os cofundadores Adriane Novaes, Aline Fuke e Fábio Aspis viram a necessidade de abordar o tema desde o ensino de base focando em temas de Privacidade, Proteção de Dados e Cidadania Digital para jovens de escolas públicas, privadas, educadores e pais/responsáveis.

O Projeto é uma iniciativa sem fins lucrativos que entende que os direitos à Privacidade, Proteção de Dados são direitos de todos. E, neste sentido, cabe à sociedade garantir as condições para entendimento sobre o tema, principalmente aos jovens (especialmente neste momento de estruturação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados – ANPD).

A partir deste compartilhamento de conhecimento a iniciativa pretende democratizar um conhecimento que muitas vezes estava voltado quase que exclusivamente ao ambiente corporativo.

Com o crescimento do Projeto foram incorporadas frentes de pesquisa e ingressaram para as frentes Acadêmica e Estratégica respectivamente os Diretores Alan Thomaz e Fernando Bousso, além de uma equipe composta de voluntários que auxiliam na elaboração de materiais. Para ingressar no Projeto os potenciais voluntários precisam passar por uma seleção feita por lançamento de editais e deve estar em linha com os valores do Projeto.

Considerando os reflexos do momento atual de pandemia o Projeto acabou se estruturando com foco maior no ambiente online, via publicações nas redes sociais, parcerias e desenvolvimento de materiais, tais como cartilhas e jogos voltados aos públicos-alvo do Projeto.

Contando hoje com 25 voluntários o Projeto têm como seus principais objetivos para o ano de 2022 consolidar as frentes base da iniciativa (aulas e palestras em escolas, disponibilidade e publicação de materiais, criação de ferramentas educacionais e exercícios práticos aos educadores, realização de eventos, palestras sobre os temas do projeto), bem como expandir de forma estruturada as parcerias e o número de voluntários que atuam no JP.

Para ter mais informações sobre o Projeto acessem as páginas no Instagram (@juventudeprivada), LinkedIn (juventude privada) e o site da iniciativa (juventudeprivada.org).